terapias

Áreas de Intervenção

Para se desenvolver um trabalho interdisciplinar, não basta os profissionais de diferentes áreas trabalharem no mesmo lugar: é necessário o desenvolvimento de um olhar coletivo, construído com a troca de experiências, visões e estratégias, focando o desenvolvimento integral dos pacientes atendidos.

O diferencial da nossa Equipe é o desenvolvimento real deste olhar coletivo. Aqui nós pensamos juntos! Acreditamos no trabalho em equipe, pois sabemos que somente assim, atuamos de forma mais segura, completa e abrangente. Por isso, realizamos semanalmente reuniões para alinhamento do Planejamento Terapêutico de cada um dos nossos pacientes.

Psicologia

A equipe de Psicologia do Instituto CBM está preparada para atender as demandas emocionais dos nossos pacientes, e que possam ser impeditivas para o seu desenvolvimento pleno. Atuamos com crianças e adolescentes, com estratégias lúdicas ou tradicionais. Além do atendimento clínico, este acompanhamento inclui, quando necessário, o acompanhamento pedagógico e orientação familiar, instrumentalizando os cuidadores e educadores para acolher as questões emocionais também em casa e na escola.

Avaliação Neuropsicológica

A Neuropsicologia é uma subárea da neurociência relacionada com a psicologia clínica que investiga a relação ente o funcionamento neurológico e o comportamento, cognição e aprendizagem. No Instituto CBM, a Avaliação Neuropsicológica é realizada de forma interdisciplinar por todos os profissionais da equipe clínica, sob a supervisão e direção da Neuropsicóloga Domitila Miranda. A premissa é investigar os componentes Neurofuncionais para o desenvolvimento pleno da aprendizagem e de outras áreas da vida, sendo um recurso poderoso no apoio ao planejamento terapêutico e pedagógico.

Psicopedagogia

Relacionando conhecimentos das áreas de pedagogia e psicologia, o Psicopedagogo é um profissional preparado para apoiar o aluno na relação comportamento, afetividade e aprendizagem. Área de fundamental importância para o pleno desenvolvimento infantil, na intervenção psicopedagógica atuamos diretamente junto às escolas e famílias, a fim de compreender todas as variáveis impeditivas para o desenvolvimento pleno da vida acadêmica e social da criança.

Psicomotricidade

O movimento é fundamental para o desenvolvimento intelectual e emocional, permitindo diferentes formas de explorar o mundo através do corpo. Compreendendo que os domínios motor, afeto e cognição são indissociáveis, a Psicomotricidade é a área de inter-relação destes domínios, e atua na relação e sintonia entre o movimento corporal, demandas emocionais e a qualidade de raciocínio. A Psicomotricidade do Instituto CBM é compreendida como área fundamental na estruturação da qualidade da aprendizagem.

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é uma área que relaciona saúde e educação, na medida que atua na prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e intervenção das estruturas relacionadas com a audição, a função vestibular, a linguagem oral e escrita, a voz, fluência, da articulação da fala e qualidade da comunicação, e a motricidade oral. A intervenção fonoaudiológica do CBM ainda se articula com as demais áreas, o que amplia as possibilidades de promoção de autonomia acadêmica e funcional.

Estimulação Cognitiva

O Pei – Programa de Enriquecimento Instrumental – é uma tecnologia de estimulação cognitiva focada na organização e fortalecimento do raciocínio. Organizado em atividades que visam o enriquecimento das Funções Cognitivas e Executivas, possibilita maiores condições para a ocorrência da aprendizagem, tornando os indivíduos mais bem-sucedidos em suas atividades escolares, profissionais e de rotina, transformando, assim, todo o seu sistema de relações. A estimulação cognitiva pode ainda acontecer com o uso dos jogos, como sugerido pelo projeto Potencialmente, idealizado pela nossa equipe.

Tutoria Educacional

O trabalho de Tutoria Educacional não está necessariamente relacionado ao ensino de conteúdos acadêmicos, mas sim à organização da estrutura cognitiva requerida para esta. Trata-se de um processo de sistematização junto ao aluno das etapas da aprendizagem formal em sala de aula, trabalhando com ele o planejamento e estratégias para a auto-organização. A Tutoria Educacional tem por objetivo final o desenvolvimento da autonomia do aluno, a partir da promoção de Experiências de Aprendizagem Mediadas.

Grupo de Pais

Considerando que cada criança é formada pelas relações que a rodeiam, e que o principal ambiente formativo é a família, nossa atuação clínica se estende aos ambientes da casa através dos grupos de pais e profissionais. Nesses espaços, as demandas de cada família são pensadas entre pares, e mediadas pelos próprios pais, sendo possível o pensar coletivo dirigido à rotina de cada família específica, distante de propostas que desconsiderem as demandas individuais e reais da rotina parental.

Copyright © 2020 Instituto CBM | Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido com por Agência e-nova
× Fale com a nossa equipe