Sobre o Instituto
O Instituto
A ideia do Instituto CBM começou a se formar no ano de 1998, quando as profissionais e irmãs, Maria Eliza Miranda e Olivia Virginia Miranda conheceram o Pei – Programa de Enriquecimento Instrumental. Encantadas pelo Programa, as irmãs completaram a formação internacional necessária e no ano de 2000 fundaram um Centro Autorizado dos Programas de Reuven Feuerstein (ATC – Authorizing Trainning Center): o CBM – Centro Brasileiro da Modificabilidade.
No ano de 2004, após realizar a formação de mediadores do primeiro nível do Pei no CBM, e cursando o último ano da graduação em Psicologia, a profissional Domitila Miranda, filha de Olívia e sobrinha de Maria Eliza, amplia o quadro de gestão e intervenção do CBM, agregando às atividades de intervenção e formação de mediadores do Pei o olhar da Psicologia Clínica e acolhimento de demandas afetivas.
Alguns anos depois, já em 2008, Maria Eliza continuou seu projeto de pesquisa nas Teorias de Feuerstein na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), onde atualmente coordena pesquisas orientadas ao ensino mediado da geografia. No mesmo ano, Domitila Miranda finalizava sua formação internacional no Programas de Reuven Feuerstein.
O projeto do CBM como um centro de formação de terapeutas, pais, cuidadores e educadores, e também como clínica multiprofissional com terapias para indivíduos com desenvolvimento típico e atípico, ganha força com a chegada de profissionais da área de Psicomotricidade, e posteriormente, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Neuropsicologia, Pedagogia, coordenados pela Psicóloga Domitila Miranda, atual gestora do então Instituto CBM: cuidar, brincar, mediar.
A nossa prática é construída na troca de experiências e no pensar coletivamente em cada paciente, escola, família e projeto de formação. Esse movimento garante uma equipe em constante desenvolvimento, pois cria oportunidades para que os profissionais não se cristalizem em condutas fechadas e ultrapassadas e se permitam a reconstrução de suas práticas e estratégias para o melhor alcance dos objetivos terapêuticos. Cada ação da nossa equipe é individualizada dentro de um projeto coletivo que envolve criança, escola e família, de acordo com as necessidades específicas de cada indivíduo ou instituição.