Quem Somos

Crença

Por compreender o ser humano modificável, constituído por suas experiências e vivências ao longo de sua história de aprendizagem, sendo esta multideterminada e por sua vez, determinante para a conquista de seu pleno desenvolvimento, o Instituto CBM entende que somente através de um olhar interdisciplinar e com práticas orientadas para a mediação da aprendizagem é possível planejar estratégias clínicas e de formação que apoiem o desenvolvimento integral e autônomo dos indivíduos.

 

Nesse sentido, além de contarmos com a participação de profissionais de diferentes áreas atuando em um mesmo lugar, nas duas unidades da clínica multiprofissional e no seu projeto social, promovemos entre estes profissionais reuniões semanais de equipe, com duração de 4 (quatro) horas cada encontro, garantindo que o olhar construído coletivamente seja prerrogativa da ação, pois esta prática consolida o compartilhamento de experiências e o pensar em cada um dos alunos, pacientes e projetos sempre em equipe. Esse movimento pressupõe que os profissionais não se cristalizem em condutas fechadas e permitam-se construir e reconstruir estratégias para alcançar seus objetivos terapêuticos e pedagógicos.

 

Diferente das propostas das clínicas e consultorias tradicionais, a equipe do CBM possui uma visão otimista, crítica à ação determinista que prevê avaliação – diagnóstico – medicalização, pois a crença na Modificabilidade Cognitiva nos dá base para o planejamento de ações terapêuticas significativas.

 

Isso é possível pois compreendemos que mais importante do que diagnosticar as dificuldades enfrentadas pelos indivíduos ou instituições, é colaborar com o real desenvolvimento das competências que lhes faz falta, sustentando nossas ações nos seguintes pilares:

Visão

Ser referência de Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem no Brasil, nas áreas de intervenção multiprofissional e formação de profissionais especialistas em Experiência de Aprendizagem Mediada.

Missão

Promover o enriquecimento do potencial humano, contribuindo para a autonomia cognitiva, afetiva, motora e profissional, individual e/ou coletiva.

Valores

Empatia – o ponto de partida para as nossas ações são sempre as necessidades e o sistema de crença do outro.

 

Prontidão – a equipe está sempre atenta a todas as informações e indícios que orientem a percepção dos indivíduos em sua essência

 

Otimismo – enfrentamos os desafios com atitude proativa, positiva e afetiva, buscando alternativas, compreendendo a possibilidade de desenvolvimento do potencial humano como prerrogativa para a ação.

 

Autonomia – criamos condições para que, futuramente, os indivíduos caminhem sozinhos, e assim, não necessite da nossa atuação.

 

Pertencimento – a qualidade do nosso trabalho faz com que nosso cliente tenha orgulho de fazer parte da nossa história.