Clínica Multiprofissional

Proposta Interdisciplinar

Para se desenvolver um trabalho interdisciplinar, não basta somente ter os profissionais de diferentes áreas reunidos em um mesmo lugar: é fundamental o desenvolvimento de um olhar coletivo, construído com a troca de experiências, visões e estratégias, focando o desenvolvimento pleno dos indivíduos.

 

O diferencial da Equipe Clínica do Instituto CBM é o desenvolvimento real deste olhar coletivo. Aqui nós pensamos juntos! Acreditamos no trabalho em equipe, pois entendemos que assim, pensamos de forma mais completa e abrangente. Por isso, realizamos semanalmente reuniões de alinhamento clínico com 4 horas de duração cada, assim, garantimos que nossas ações terapêuticas sejam pensadas integralmente por profissionais de diferentes áreas.

FOTO-EI01
FOTO-EI02

Esta é a forma que encontramos para assegurarmos a escolha do melhor caminho na superação dos desafios enfrentados pelos indivíduos. Parte-se do princípio que um Psicólogo deve compreender o indivíduo para além de sua dimensão afetiva e emocional; um Fonoaudiólogo, para além do desenvolvimento da linguagem e comunicação; o Psicopedagogo, para além do desempenho acadêmico, etc. Tão importante quanto a dimensão técnica da formação obtida no ensino superior, é a ampliação do olhar para as outras dimensões do ser humano, oportunizando a compreensão deste em essência. Essa prática da clínica do CBM prepara nossos profissionais para a diversidade humana, e resulta numa compreensão integral do paciente e suas famílias, e no desenvolvimento de projetos pedagógicos e terapêuticos mais eficazes.

 

Somente compreendendo o indivíduo em sua multideterminação, a partir da própria experiência e das experiências dos nossos colegas, é possível sugerirmos um trabalho que acolha nossos alunos e pacientes nas áreas relacionais, emocionais, cognitivas, motoras, pedagógicas, linguísticas, familiares e etc.

Nosso trabalho inicia com um processo de avaliação ou com a Observação Multiprofissional, dependendo da busca desses pacientes e famílias. O objetivo é fazer um levantamento de quais habilidades nossos pacientes desempenham com autonomia, e quais nós poderemos auxiliá-los a desenvolver, direcionando sempre um programa de intervenção que mais se adequa à sua necessidade.

Diferente das propostas das clínicas tradicionais, a equipe do CBM possui uma visão mais otimista, crítica à ação determinista que prevê avaliação – diagnóstico – medicalização e intervenção. Para nós, mais importante que diagnosticar as dificuldades enfrentadas pelos pacientes ou somente sinalizar seus pontos fracos, é colaborar com o real desenvolvimento da competência que lhe faz falta. Clique aqui e conheça as áreas de atuação do CBM.