TURMAS ABERTAS

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(RE)Habilitação Cognitiva e Mediação de Jogos – São Paulo

Descrição:

Curso desenvolvido pela equipe do Instituto CBM com foco na discussão, análise e identificação das funções cognitivas e executivas; suas implicações na performance dos alunos e pacientes na sala de aula ou no consultório; planejamento de intervenção e (re) habilitação cognitiva com o uso dos jogos; estratégias de avaliação e implantação de projetos em grupo (escolas ou projetos sociais).

Material:

Durante o curso serão distribuídos os materiais de apoio necessários ao estudo.

Os jogos inclusos no programa não serão distribuídos pelo Instituto CBM.

Não é necessária a aquisição dos jogos inclusos no programa para a participação no curso.

Objetivos:

O curso (RE)Habilitação Cognitiva e Mediação de Jogos é uma inovação do Instituto CBM que contempla os seguintes objetivos:

* Discussão, análise e identificação das funções cognitivas e executivas: suas definições e aplicabilidade em tarefas de rotina, acadêmicas e sociais;

* Planejamento da intervenção, estimulação ou (re) habilitação cognitiva com o uso dos jogos segundo análise orientada pela discussão teórica e o Mapa Cognitivo;

* A estrutura do projeto PotencialMente® e as estratégias de avaliação e estimulação neurocognitiva em grupo; a implantação de projetos em escolas ou projetos sociais.

* Pensado para apoiar a prática dos psicopedagogos, psicólogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacional, acompanhantes terapêuticos, professores da educação infantil e básica, entre outras áreas que utilizem estratégias lúdicas para o desenvolvimento da aprendizagem e ensino de conteúdos.

* O Mapeamento dos jogos possibilita ainda a compreensão dos recursos lúdicos em essência, para além dos manuais de instruções, acessando as Funções Executivas e Cognitivas requeridas por cada jogo, como a Atenção, Memória, Controle Inibitório, Fluência Verbal, Velocidade de processamento, linguagem, Inteligência Emocional, Habilidades Sociais, Operações Mentais, Competências acadêmicas e todo potencial que um jogo pode desenvolver.

* Além disso, essa formação oportuniza ao profissional a competência de propor adaptações dos jogos de acordo com a necessidade de cada criança ou cada grupo, tendo em um instrumento inúmeras possibilidades.

Destinado:

Professores da educação infantil, básica e ensino superior, Psicopedagogos, Psicólogos, Neuropsicólogos, Psicomotricistas, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Tutores, Especialistas em inclusão e adaptação curricular, Coordenadores pedagógicos e quaisquer profissionais das áreas de Neuropsicologia, Neuroaprendizagem, intervenção, reabilitação e educação que utilizem jogos como estratégia clínica ou pedagógica.

Requisitos:

Ensino superior completo. Exceções sujeitas a entrevista.

Duração:

32 horas

Conteúdo:

* O lúdico e a invenção da infância: por que usar jogos nas práticas clínicas e pedagógicas;

* Diálogos possíveis sobre o brincar, o jogar, a estruturação do pensamento e da linguagem no contexto clínico e pedagógico.

* A manifestação da Disfunção Executiva e Cognitiva em sala de aula e no consultório.

* A Mediação da Aprendizagem como recurso afetivo nos processos de estimulação, intervenção e (re) habilitação cognitiva;

* O Mapa Cognitivo como instrumento de análise dos materiais de intervenção;

* Critérios estruturados de mediação e o desenvolvimento da metacognição;

* Estratégias de avaliação e identificação de desfunções neurocognitivas individualmente e em grupo;

* Elaboração e discussão do Mapa Cognitivo de (pelo menos) 6 Jogos que serão definidos pelos cursistas baseados em estudo de caso a ser apresentado durante a formação.

* Oficina de alguns Jogos Inteligentes™ (elaborados pelo profissional Raul Enoch Lisboa) da Estratégia Jogos.

* Discussão do projeto  PotencialMente®: fundamentação teórica, implantação de projetos e desenvolvimento cognitivo em grupo.

Metodologia:

O curso será ministrado com aulas teóricas, estudo de caso, elaboração dos mapas cognitivos dos jogos selecionados, oficina de jogos, vivências e relatos de experiências dos profissionais atuantes na clínica do Instituto CBM.

Certificação:

Ao final do curso será emitida certificação pelo Instituto CBM. A entrega do certificado está sujeita ao comparecimento em pelo menos 85% da carga horária do curso, e desde que não haja pendências financeiras.

Responsável:

Domitila Miranda - Psicóloga/Diretora do Instituto CBM

Psicóloga (UNESP/Bauru), Especialista em Intervenção e Estimulação Cognitiva e Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem (Feuerstein Institute / Israel), Mestre em Psicologia da Educação (PUC/SP), Especialista em Neuropsicologia (CEPSIC). Formadora de mediadores do Pei – Programa de Enriquecimento Instrumental desde 2006. Diretora clínica da equipe multiprofissional e interdisciplinar de intervenção, estimulação e (Re) Habilitação Neurocognitiva. Responsável pelos programas de formação do Instituto CBM e Projetos de Consultoria Educacional e Adaptação Curricular para crianças com desenvolvimento atípico. Coordenadora de grupos de estudo e pesquisa, supervisora clínica e de aplicação do Pei. Supervisora do Projeto Social do Instituto CBM. Autora do Projeto de Estimulação cognitiva para as escolas PotencialMente® e do Canal do Youtube Papo de Criança.

Ivan Mota - Geógrafo / Psicopedagogo

Geógrafo, Psicopedagogo, mediador do Pei. Especialista em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem (Feuesrtein Institute – Jerusalém/Israel). Atua com acompanhamento terapêutico, tutoria pedagógica, intervenção, estimulação e (re) habilitação neurocognitiva de indivíduos com desenvolvimento típico e atípico; orientação familiar, consultoria educacional; formação de professores e terapeutas; autor do Projeto de Estimulação cognitiva para as escolas PotencialMente®

Calendario de aulas:

Curso Intensivo – 4 dias seguidos

De 22 a 25 de Julho de 2019 – Aulas das 9h as 18h

Local:

Instituto CBM - Unidade Granja Vianna

Rua Adib Auada, 35. Conj. 114A. Edifício Prime Officce.

Granja Vianna

Cotia/SP

(11) 3541-1385 / (11) 98597-0175

Pagamento:

O CBM devolverá integralmente os valores pagos SOMENTE na eventualidade do curso não se realizar. A desistência do interessado antes do início do curso não implica na devolução do valor pago a qualquer título.

Para realização da inscrição é necessário:

– envio de cópia simples do RG com CPF ou Habilitação
– envio de cópia simples do comprovante de endereço atual;
– e envio de cópia simples do Diploma do Ensino Superior;
– pagamento do curso (à vista ou primeira parcela);

Mediadores formados com o Instituto CBM devem enviar documentação somente no caso de atualização cadastral.

 

A documentação deve ser enviada por email (atendimento@institutocbm.com.br) ou por Whatsapp (clique aqui).

Neste valor estão inclusos todos os materiais de apoio ao curso e a Certificação emitida pelo Instituto CBM.

O CBM entende que o interessado tem plena concordância com os termos e condições da realização do curso a partir da comprovação do pagamento da reserva de vaga.

No primeiro dia de aula será formalizado o Contrato de Prestação de Serviços e serão entregues os materiais de apoio do curso.

 

VALOR DO CURSO:

Lote 1: pagamento até 21/06/2019:
15% de desconto – o valor do curso passa de R$ 1.400,00 para R$ 1.190,00. 

 

Lote 2: pagamento de 22/06/2019 a 05/07/2019:
10% de desconto – o valor do curso passa de R$ 1.400,00 para R$ 1.260,00. 

 

Lote 3: pagamento após 05/07/2019:
Sem desconto – valor do curso R$ 1.400,00. 

 

O pagamento pode ser realizado em até 12 parcelas via cartão de crédito pelo PagSeguro (com juros) ou em até 04 parcelas sem juros via BOLETO CBM. 

Valor do Curso:

R$1.400,00 R$1.190,00