Potencialmente

O Projeto

Potencialmente

O Projeto Potencialmente foi criado para atender a demanda das escolas em promover desenvolvimento cognitivo através do uso dos jogos. Contraponto os projetos habituais, o Potencialmente não é um  produto pronto! Ele é desenhado cada vez que uma escola solicita, de forma personalizada, seguindo os pressupostos da Modificabilidade Estrutural Cognitiva, Experiência de Aprendizagem Mediada, Neuropsicologia e Neuroaprendizagem.

Foto site potencialmente 2
Foto site potencialmente 1

Todos os passos do projeto são pensados junto com a equipe pedagógica: os professores respondem a um questionário elaborado especificamente para aquela instituição. Nesse questionário constarão as demandas pedagógicas, sociais, emocionais e cognitivas de todos os alunos, que podem ou não ser impeditivas para a ocorrência da aprendizagem significativa.

 

Após a tabulação deste questionário, os profissionais do Potencialmente elegem os focos a serem desenvolvidos em cada sala de aula, e os jogos que serão utilizados. O projeto é, portanto, orientado pelas demandas individuais de cada criança, ao mesmo tempo em que foca-se os aspectos gerais de cada grupo. Por exemplo, uma sala de aula tem muitas crianças que precisam desenvolver a conduta de planejamento, porém, uma ou mais crianças ainda precisam fortalecer a escrita… Os jogos que serão trabalhados nessa sala corresponderão á estas necessidades.

 

Além disso, ao longo do processo, os professores são também formados na perspectiva de Mediação da Aprendizagem com o uso dos Jogos, desenvolvendo cada vez mais autonomia prática e teórica, necessitando cada vez menos da presença da nossa equipe em sala de aula. Trata-se de uma consultoria que propõe autonomia tanto para os alunos quando para a equipe pedagógica.

 

Você pode ter esse projeto na sua escola de duas formas diferentes:

Você pode formar a sua equipe, com um curso desenhado especialmente para a sua escola esta formação pode acontecer na escola ou no nosso espaço. Nessa opção, estes profissionais executam o projeto em período curricular ou extra-curricular, conforme decisão e/ou necessidade da instituição;

Ou você pode contratar a nossa equipe para desenvolver o projeto da mesma forma, e nesse caso seus professores acompanham as mediações e se formam em atividade, na medida em que vivem a experiência de aprendizagem mediada pelos nossos profissionais.