Formação

Planejamento Terapêutico

O curso de Planejamento Terapêutico tem por objetivo apoiar os profissionais da área de intervenção com o acolhimento inicial de seus pacientes, sistematizando a recepção dos pacientes de forma completa e desenvolvimento estratégias para a compreensão da queixa do paciente para além de sua aparência, relatada pelos pais e/ou escolas no encaminhamento. Curso livre, orientado ao acolhimento inicial para a intervenção terapêutica ou pedagógica, tanto com o Pei – Programa de Enriquecimento Instrumental, quanto em outras áreas como a Psicologia, Psicopedagogia, Fonoaudiologia, Psicomotricidade, Terapia Ocupacional, Reabilitação Cognitiva, Acompanhamento Terapêutico e outras.

FOTO-PT-01

O programa prevê a estruturação da entrevista inicial e da entrevista de anamnese, protocolos de registros e avaliação de efetividade de técnicas terapêuticas, organização de roteiros de entrevistas com escola e sistematização de materiais e formulários para orientação pedagógica junto à equipe pedagógica dos pacientes.

 

Além de desenvolver recursos seguros para o registro da intervenção clínica, o profissional encontrará caminhos para sistematizar os dados de evolução dos pacientes e planejar estratégias de intervenção seguras e alinhadas à necessidade dos atendidos em cada etapa do processo terapêutico ou pedagógico.

 

Para conhecer a formação, assista ao vídeo.

FOTO-PT-02

Ao final da formação em Planejamento Terapêutico, o egresso poderá:

Estruturar a entrevista inicial e a entrevista de anamnese;

Planejar o início da prática clínica frente ao desenvolvimento típico e atípico;

Organizar e planejar o acolhimento familiar, orientação dos pais e compreensão da queixa clinica no contexto doméstico;

Propor instrumentos livres para a avaliação inicial e o uso dos jogos como suporte ao delineamento da queixa;

Estruturar a avaliação inicial, complementando estratégias de sondagem e delineamento da queixa segundo a perspectiva da Modificabilidade Estrutural Cognitiva.