PEI

PEI - PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO INSTRUMENTAL

O CBM é a referência da Formação em Pei no Brasil, atuando rigorosamente de acordo com as exigências e orientações do Feuerstein Institute, sendo o trabalho de formação de mediadores de Pei e intervenção cognitiva reconhecidos internacionalmente.

 

Nos cursos de formação em Pei, os profissionais recebem a formação técnica e teórica completa para atuarem como Mediadores do Programa de forma autônoma, e quando entenderem necessário, com supervisão gratuita (presencial ou on line) durante 12 meses. Além disso, esta formação promove uma transformação intensa na forma como o profissional atua, pois a fundamentação teórica acerca de Funções Cognitivas possibilita uma gestão diferenciada das práticas profissionais e pessoais.

 

Isto ocorre, pois além da formação técnica, a proposta de formação em Pei do CBM possibilita ao futuro mediador vivenciar a própria transformação cognitiva. Por isso, além de uma formação profissional, nos cursos de Pei acontece uma formação para a vida, podendo o profissional transformar seu sistema de relações em âmbito familiar, social, profissional e pessoal.

 

Todos os materiais utilizados são originais, e além da formação específica, os mediadores tem acesso aos vídeos e relatos da vasta e sólida experiência de Mediação do Pei do CBM nos últimos 16 anos. Este é mais um diferencial dos processos de formação do CBM: as equipe além de compreender o programa teoricamente, vivencia a prática dos instrumentos no contexto da Clínica Multiprofissional de intervenção, experiência única de um ATC dos programas de Feuerstein no Brasil. Somente a partir desta experiência, é possível a relação objetiva entre teoria e prática, aspecto fundamental para a consolidação de algumas aprendizagens dos futuros mediadores.

 

Para conhecer a formação, assista ao vídeo.

Pei Standard  O Pei Standard é constituído por 14 instrumentos, divididos em Pei 1 e Pei 2 (7 instrumentos cada). Cada um dos instrumentos tem como foco algumas funções cognitivas, que, sendo trabalhadas, possibilita a correção de outras funções cognitivas relacionadas. É direcionado para indivíduos alfabetizados, que enfrentem ou não dificuldades construídas na relação ensino e aprendizagem.

 

São propostos exercícios que avançam com critérios de complexidade e abstração cada vez mais crescentes que ampliam o interesse e a motivação intrínseca dos indivíduos. No processo de formação, os futuros mediadores são colocados em contato com estas atividades, movimentando assim as suas funções cognitivas e tornando-se melhores estrategistas e mais bem sucedidos na gestão de suas práticas profissionais. Além disso, ao conhecer as estruturas cognitivas requeridas para a aprendizagem, o profissional tem possibilidade de transformar o seu planejamento de aula e materiais de avaliação, atingindo com a sua ação mais estilos de aprendizagem em sala de aula, e portanto, maior quantidade de alunos. Por este motivo, o nível 1 do Pei Standard deve necessariamente ser a primeira formação em Pei, mesmo para os profissionais que atuem somente com a Educação Infantil ou desenvolvimento de crianças pequenas, ou que lidem com indivíduos não alfabetizados.

 

Os instrumentos do Pei Standard são:

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PEI 1

Organização de Pontos

Orientação Espacial I

Orientação espacial II

Comparações

Percepção Analítica

Classificações

Ilustrações

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PEI 2

Progressões Numéricas

Relações Familiares

Relações Temporais

Instruções

Relações Transitivas

Silogismos

Desenhos de Padrões

Pei Básico –  O Pei Básico (Pei B) é também dividido nos níveis 1 e 2. Trata-se de um Programa direcionado para crianças não alfabetizadas (educação infantil) ou que apresentem dificuldades construídas na relação ensino e aprendizagem. Também pode ser aplicado em indivíduos com algum comprometimento no sistema neurológico e na reabilitação de processos cerebrais degenerativos.

 

O Pei B favorece a emergência das funções cognitivas, principalmente na etapa inicial da vida, enriquecendo as ferramentas verbais conceituais, os conceitos espaciais e temporais, e as atividades cognitivas que propiciam a representação das relações. Além disso, trabalha o potencial de desenvolvimento de analogias, da expressão do pensamento divergente, do pensamento convergente, trabalha as ilusões e a discriminação auditiva e tátil. Promove o pensamento reflexivo e a motivação interna, os sentimentos e a propensão da criança para gerar informações e não apenas reproduzi-las.

 

Os instrumentos do Nível 2 do Pei Básico ainda não estão traduzido para o Português, o que inviabiliza a sua aplicabilidade e formação. Esta somente é realizada, até o momento, pela equipe do Feuerstein Institute.

 

Os 8 instrumentos do PEI Básico 1 são:

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PEI Básico

Organização de Pontos

Orientação Espacial

Comparando e Descobrindo o Absurdo A

Comparando e Descobrindo o Absurdo B

Identificando Emoções

Da Unidade ao grupo

Da Empatia à Ação

TCAL – Três Canais de Atenção