Áreas de Atuação

Areas---Psicologia

PSICOLOGIA

A equipe de Psicologia do Instituto CBM composta pelas profissionais Domitila Miranda e Danielle Valadão Pacheco, está preparada para atender as demandas emocionais dos nossos pacientes, e que possam ser impeditivas para o seu desenvolvimento pleno. Atuamos com crianças, adolescentes ou adultos, com estratégias de Psicoterapia lúdicas e tradicionais. Além do atendimento clínico, este acompanhamento inclui, quando necessário, o acompanhamento pedagógico e orientação familiar, instrumentalizando os cuidadores e educadores para acolher as demandas emocionais também em casa e na escola.

Areas---Neuropsicologia

NEUROPSICOLOGIA

De acordo com Luria (1981), a Neuropsicologia é uma subárea da psicologia que, apropriada da neurociência, investiga a relação ente o funcionamento neurológico e o comportamento, cognição e aprendizagem. A avaliação Neuropsicológica, realizada pela profissional Danielle Valadão Pacheco, investiga os impeditivos neurológicos para o desenvolvimento pleno da aprendizagem e de outras áreas da vida, e é um recurso poderoso no apoio ao planejamento terapêutico e pedagógico. O resultado da avaliação Neuropsicológica é o direcionamento de hipótese diagnóstica e proposta de atividades de intervenção, reabilitação, e atividades pedagógicas requeridas para cada paciente.

Areas---Fonoaudilogia

FONOAUDIOLOGIA

A Fonoaudiologia é uma área que relaciona saúde e educação, na medida que atua na prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e intervenção das estruturas relacionadas com a audição, a função vestibular, a linguagem oral e escrita, a voz, fluência, da articulação da fala e qualidade da comunicação, e a motricidade oral. De responsabilidade das profissionais Gabriela C. Frias Padredi e Veronica M. Palenque Unzueta, a intervenção fonoaudiológica do CBM ainda se articula com o trabalho psicopedagógico, o que amplia as possibilidades de ação deste profissionais para a promoção de autonomia acadêmica e funcional

Areas---Psicopedagogia

PSICOPEDAGOGIA

Relacionando conhecimentos das áreas de pedagogia e psicologia, o Psicopedagogo é um profissional preparado para apoiar o aluno na relação comportamento, afetividade e aprendizagem. Área de responsabilidade da profissional Gabriela C. Frias Padredi, com o apoio de Ivan Mota e Daniele Pacheco (em formação), atuamos diretamente junto às escolas e famílias, a fim de compreender todas as variáveis impeditivas para o desenvolvimento pleno da vida acadêmica e social do paciente.

Areas---Psicomotricidade

PSICOMOTRICIDADE

O movimento é fundamental para o desenvolvimento intelectual e emocional, permitindo diferentes formas de explorar o mundo e seu corpo. Compreendendo que os domínios motor, afeto e cognição são indissociáveis, a Psicomotricidade é a área inter-relação destes, e atua na relação e sintonia entre o movimento corporal, demandas emocionais e a qualidade de raciocínio. De responsabilidade da profissional Tais Schiavinato, a Psicomotricidade do Instituto CBM é uma área auxiliar e fundamental na estruturação da qualidade da aprendizagem.

Areas---Tutoria

TUTORIA EDUCACIONAL

O trabalho de Tutoria Educacional não está necessariamente relacionado ao ensino de conteúdos acadêmicos, mas sim à organização da estrutura cognitiva requerida para esta. Trata-se de um processo de sistematização junto ao aluno das etapas da aprendizagem formal em sala de aula, trabalhando com ele o planejamento e estratégias para a auto-organização. Área de responsabilidade do profissional Ivan Mota, a proposta de Tutoria Educacional do Instituto CBM tem por objetivo final o desenvolvimento da autonomia do aluno, a partir da ´promoção de Experiências de Aprendizagem Mediadas.

Areas---Adaptação

ADAPTAÇÃO CURRICULAR

Com a sistematização requerida para o desenvolvimento pleno de cada indivíduo, a Equipe do Instituto CBM organiza com frequência reuniões nas escolas dos pacientes atendidos, com objetivo de compartilhar estratégias de trabalho com os docentes e coordenação, ampliando as possibilidades de ação pedagógica, promovendo assim um ambiente de inclusão efetiva para pacientes com desenvolvimento atípico.

Areas---Pei

PEI - PROGRAMA DE ENRIQUICIMENTO INSTRUMENTAL

Pei – Programa de Enriquecimento Instrumental – é uma tecnologia de intervenção cognitiva focada no desenvolvimento do potencial de aprendizagem. Organizado em instrumentos que visam o enriquecimento das Funções Cognitivas, possibilita maiores condições para a ocorrência da aprendizagem significativa, tornando os indivíduos mais bem sucedidos em suas atividades acadêmicas, profissionais, de rotina, transformando, assim, todo o seu sistema de relações. Os materiais do Pei estão organizados em exercícios em folhas de papel, divididos em instrumentos sequenciais, cada um com foco em funções cognitivas específicas. Todos os membros da equipe CBM estão preparados para trabalhar com a mediação do Pei.